Compilando e instalando o OpenSIPS
A página a seguir deste manual, esta direcionada a usuários que desejam compilar o OpenSIPS 1.9 a partir do código fonte.
Vá para instruções de instalação do OpenSIPS - este é um link direcionado a INSTALAR a partir do repositório SVN, que contém a versão atualizada.
O arquivo de instalação fornece informações sobre:
- Arquiteturas suportadas e requisitos
- Como compilar o OpenSIPS a partir do código fonte
- Guia rápido de instalação
- Obtendo ajuda
- Retratação
- Guia rápido
- OpenSIPS com armazenamento de dados persistente
- Solução de problemas
Índice
Video Tutorial
O time do OpenSIPS realizou um webinar, que irá guiá-lo através do processo de como se fazer uma instalação rápida de OpenSIPS ( downloading dos fontes, compilação, instalação, etc ) e o OpenSIPS Control Panel ( instalando, provisionando usuários ), iremos mostra-ló o que você tem que fazer para transforma-ló em uma plataforma totalmente funcional em gerenciamento de minutos. Se você encontrar tutoriais em vídeo mais fácil que baseados em texto, por favor fique a vontade para ir a Webinar - Instalação OpenSIPS e realizar o download do vídeo.
Compile
Navegue até a pasta do código fonte do OpenSIPS, e a partir desta pasta você pode executar:
make all
e o núcleo do OpenSIPS, juntamente com todos os módulos será configurado e compilado.
Configuring compilation Flags
O OppenSIPS tem varias opção de tempo de compilação, que afetam as suas capacidades. Por exemplo, você pode optar por habilitar o debug de memória alocada, ou habilitar o TLS ( por padrão é desabilitado ), etc.
Para alterar essas opções em tempo de compilação, você deve usar a ferramenta menuconfig. A ferramenta menuconfig é baseada em curses. Antes de tentar executá-lo, você deve instalar a biblioteca de desenvolvimento ncurses. Em sistemas baseados em Debian, normalmente você pode fazer isso executando:
apt-get install libncurses5-dev
Após isso, você pode ir pasta do código fonte do OpenSIPS, e executar:
make menuconfig
Navegue até o menu Configure Compile Options, aqui você pode simplesmente usar as setas ( A CIMA + A BAIXO ) para navegar através das opções ( elas são explicadas brevemente na parte inferior do console ). Habilitar ou desabilitar uma opção com a barra de espaço. Após finalizar suas configurações, você pode retornar pressionando a tecla q e salvar as alterações.